Esclarecimentos e repúdio

Circula pela internet um vídeo com imagens de manifestantes, em data e local não identificados, queimando uma bandeira de Israel. Em primeiro plano, aparecem o candidato a vereador Babá, do Partido Socialismo e Liberdade, e Milton Temer, da Executiva Estadual/RJ do mesmo partido. No meio do vídeo, surge uma legenda com os seguintes dizeres: “No dia 25/8, a ASA promoveu um debate com o candidato Freixo … No dia seguinte, ele estava panfletando com o Babá”.

A diretoria da ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. No dia 25 de agosto, o grupo Eitan organizou, no auditório da ASA, um debate com o candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL, Marcelo Freixo. A ASA não patrocinou, nem participou da organização do evento.
2. A tentativa maliciosa de ligar o nome de nossa entidade à queima da bandeira de Israel é um ato desprezível, que merece o mais veemente repúdio.
3. Condenamos a queima da bandeira de Israel. É legítima a crítica, a divergência, a discordância com atos de qualquer governo. Isso é da essência da democracia. No entanto, a bandeira nacional representa um Estado, não um governo. Queimá-la, configura uma agressão ao povo, não ao governo. Por isso, é inaceitável. Os piromaníacos não contribuem para a difícil tarefa de encontrar uma solução política para os conflitos do Oriente Médio e prestam um desserviço à causa palestina. A estridência não levará a lugar algum.

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2012

Seja o primeiro a comentar